Três portuguesas "capazes" para a Comissão Europeia

O Europolitics, publicação diária de Bruxelas sobre assuntos europeus apontou Maria Luís Albuquerque, Maria da Graça Carvalho e Berta Cabral entre as 70 mulheres "perfeitamente capazes" de serem comissárias europeias
Publicado a
Atualizado a

O Europolitics sugere uma lista de 70 mulheres europeias que considera terem mais que capacidade para integrar a próxima Comissão. Em Portugal, há três: a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, da ex-eurodeputada social-democrata Graça Carvalho (que entretanto voltou a trabalhar na Comissão) e ainda da secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral (que identifica, por engano, como a primeira mulher ministra da Defesa).

No artigo divulgado esta quarta-feira, a publicação relembra que o candidato designado para a presidência da Comissão, Jean-Claude Juncker, está à procura de mulheres para o executivo comunitário, e está a "perder a paciência" com a ausência das mesmas entre os 11 nomes decididos pelos Estados-membros.

Após a eleição de Juncker, prevista para 16 de julho numa votação do Parlamento Europeu em Estrasburgo, este vai discutir com os Estados-membros a designação dos nomes para o colégio de comissários, tendo já advertido que não vai aceitar um número inferior de mulheres em relação à Comissão anterior, de Durão Barroso, que teve nove.

Portugal ainda não apontou nenhum nome para o cargo de comissário ou comissária, tendo o assunto sido abordado num encontro, na quarta-feira, entre o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o secretário-geral do PS, António José Seguro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt